AirBrush_20171226205210

Chegando o final do ano, o que todos nós fazemos? Planos para o ano seguinte. Essa coisa de iniciar um novo ciclo renova nosso coração e nos enche de expectativas de que tudo será diferente.

Compramos agenda, fazemos planos, metas e resoluções para o novo ano. Tudo isso é maravilhoso! Mas já parou para pensar por que nem todos os planos se concretizam? Por que eles não dão certo?

Quero apresentar hoje para vocês um conceito muito importante que aprendi sobre objetivos de sucesso. É uma teoria da Coach Cris Carvalho, do Instituto de Coaching e Linguística. Sempre que inicio coaching individual com algum cliente, umas das primeiras coisas é validar se o objetivo pretendido é ou não um objetivo de sucesso.

Assim, vou apresentar agora quais são as 7 características que constroem um objetivo de sucesso e adianto que a ausência de qualquer um deles pode transformá-lo em um objetivo de fracasso.

Vamos conhecer?

1) São objetivos expressos de forma positiva

Já parou para pensar que muitas vezes nossos objetivos já estão expressos no negativo? Exemplos: não quero gastarquero parar de comer besteira.  A questão é que isso te leva ao que você rejeita e não ao que você deseja. Um objetivo bem formulado pode ser motivador o suficiente para te colocar em ação. Como podemos reformular? Quero ter mais controle financeiro; quero ter uma alimentação saudável. Percebem que eu mudo meu foco?

2) Especifique sua meta

Faça suas metas realistas, mas defina prazo. Dizer que quero ir ao médico em 2018 não é muito claro. Agora dizer que quero ir ao médico em fevereiro me diz exatamente quando desejo isso.

3) Influencie os resultados diretamente

As suas metas são responsabilidade sua e precisam estar sob seu controle direto. Pode ser que outras pessoas impactem, porém você precisa influenciar diretamente os resultados. Se eu quero emagrecer, o fato de minha mão só cozinhar comidas calóricas atrapalha? Sim! Mas não determina meus resultados. Quer ver? Eu mesma posso cozinhar, posso comprar comida na rua e por aí vai. Agora é diferente de dizer que quero passar em um concurso. Concurso depende de sair edital, haver disponibilidade orçamentária. E isso, meu caro, não depende de mim. Percebem a diferença?

4) Meça o seu progresso

Medir seu progresso te indica se você está ou não no caminho. É importante estabelecer pequenos marcos até alcançar seu objetivo final. Isso permite você monitorar constantemente sua evolução.

5) Utilize seus recursos

Todos nós possuimos recursos (financeiro, emocional, qualidades, rede de amigos). Esses recursos podem ser usados para potencializar seu objetivo. Quando eu estudava para concurso, eu possuía um recurso que foi imprescindível na minha preparação e aprovação: meu marido. Sério, fez toda a diferença durante o processo. E os seus recursos? Podem te ajudar no alcance da sua meta?

6) Avalie o custo

Tudo na vida tem um preço e não necessariamente é financeiro. Existe o custo do tempo que você dispõe para aquele objetivo ou dos sacrifícios envolvidos na trajetória. É necessário avaliar quais são os maiores custos envolvidos, quais serão as pessoas afetadas e, principalmente, se estou disposta a arcar com tudo isso.

7) Formule o plano

Sabe aquela frase “durma com ideias e acorde com ações”? É bem isso! É necessário um plano de açã0, para que você possa caminhar rumo ao seu objetivo. O que seria um bom primeiro passo para alcançar aquilo que você tanto deseja? Sem plano, dificilmente as coisas realmente se concretizam.

Agora que você já sabe avaliar o que é um objetivo de sucesso, que tal planejar suas metas para 2018?

Share: