Ensaio 1

Ontem eu e Estevão completamos 10 anos juntos. Já são 6,5 de casados, 2 de namoro e 1,5 de noivado. Resolvi fazer um post tipo aprendizados do casamento hihi. Já fiz esse aqui há um tempo atrás. Então hoje, quero compartilhar 4 entendimentos que adquiri no decorrer desses anos.

  • Nada é óbvio

Com esse tempinho de convivência, hoje consigo ver que tenho liberdade para me expressar e ser bastante clara quanto às minhas expectativas. Isso é tão bom!! É muito comum ouvir casais se queixando um do outro, especialmente ressentidos por não terem sido atendidos em um desejo. A primeira coisa que pergunto é se esse desejo já tinha sido expressado antes à outra pessoa e geralmente ouço a seguinte resposta “Claro que não! Isso é tão óbvio!!”. Acontece que, minha cara e meu caro, nada é óbvio. A comunicação precisa ser transparente, se você quiser ser feliz. Quer um exemplo? Toda vez que o Estevão que o Estevão ia me dar um presente era sapato. Podia ser Natal, aniversário, qualquer data. Acontece que muitas vezes não era de sapatos que eu estava precisando. Agora, quando está perto do meu aniversário, sabe o que eu faço? Eu entrego uma listinha com todas as coisas que eu gostaria de ganhar com preços variados. Assim, ele escolhe uma das coisas de acordo com a disponibilidade dele e, independente do que for, será surpresa, porque não sei o que ele vai escolher comprar haha. Eu resolvo a vida dele e fico feliz com o presente. Isso é apenas um exemplo. Mas pensando no seu relacionamento, o que você precisa deixar mais claro para o seu parceiro?

  • Ser criativo para sair da rotina

Que a vida é uma correria, todos nós sabemos. E isso é um perigo para deixar as coisas caírem na rotina. O relacionamento depois de anos precisa ter umas novidades de vez em quando. Fazer programas diferentes, sair para lugares novos, experimentarem coisas novas juntos. Essa novidade anima e movimenta a relação. Eu amo assistir a filmes em casa, mas preciso pensar também em coisas diferentes. Uma viagem, um passeio, pode ser aquele tchãn que vocês estão precisando. Há uns dois meses, um amigo nosso fotógrafo nos convidou para fazer um ensaio de casal. Nós aceitamos. E sabe? Foi tão legal e divertido. Acho até que deveríamos experimentar isso mais vezes. (Inclusive, querem que eu poste algumas fotos aqui?? Me falem nos comentários.)

  • Perdoar é um caminho

Falei isso da outra vez, mas é que não existe relacionamento saudável sem perdão. E isso é um caminho, porque várias e várias vezes ferimos a outra pessoa e somos feridos também. Se não houver um perdão verdadeiro, daquele que não cobramos mais os danos que nos foram causados, começaremos a nos ressentir com o outro. E isso quebra o ambiente de cumplicidade e intimidade do casal.

  • Celebrem juntos as conquistas

Todo casal passa por lutas né?! E algumas são mais dolorosas do que outras. Quantas vezes enfatizamos mais a dor do que a conquista? Valorizamos mais a ausência do que a presença? Pois é… Acho que devemos mudar o foco. Aquilo que focamos expande. E por quê não focar naquilo que é bom? Comprou um sofá novo? Celebre! Conseguiram um aluguel melhor? Celebre! Tiveram orações atendidas? Celebre! Aquilo que não é celebrado, pode não estar sendo valorizado.

Pense nisso! Desejo que seu relacionamento seja saudável e que juntos cumpram o propósito de Deus aqui nessa terra.

Com carinho!

Thais

Share: